Conectando organizações, recursos, infraestruturas e serviços para criar novos insights e soluções!

Como tudo começou?

O MPLABS lança em Fev/2020 um Manifesto pela Inovação Aberta no Setor Público, que foi assinado por dezenas de profissionais (manifestomplabs.mppe.mp.br). Em Mar/2020, diante do surto da Pandemia no Brasil, lança um ciclo de inovação aberta denominado de Desafio COVID-19 (desafiocovid19.mppe.mp.br).

Essas duas iniciativas combinadas formam o embrião dessa rede de colaboração em prol do uso intensivo de tecnologia para construção de uma plataforma de enfrentamento ao SARS-Cov2 em todo o Brasil.

Inicialmente foram investidos mais de R$1 Mi em oito projetos, porém a reboque desse movimento inicial, surgiram vários outros projetos em paralelo das secretarias municipais e até mesmo dentro da secretaria estadual.

Qual o objetivo da rede?

O principal objetivo inicial é reunir todas as organizações que conduziram iniciativas e soluções gestadas ou não pelo ciclo de inovação aberta inicial, mas que formam atualmente uma plataforma integrada de enfrentamento.

Ao reconhecermos essas soluções e darmos publicidade a elas, estamos contribuindo com a replicação de parte ou da totalidade dessas iniciativas e soluções em outros estados e municípios da federação, que poderão usufruir dessas soluções construídas sob um regime de licenciamento aberto.

O objetivo desta rede é conectar estados e municípios que queiram utilizar ou colaborar com a evolução da plataforma, assim como novas empresas para expansão das soluções.

Como posso fazer parte da rede?

O Ministério Público de Pernambuco, o Núcleo de Gestão do Porto Digital e a Secretaria de Saúde de Pernambuco estão firmando Termo de Cooperação Técnica que disciplinará o funcionamento da rede Estamos conectados.

Em breve estaremos divulgando todos os detalhes aqui nessa página. Fique ligado!